Dispositivos de entrada: são dispositivos que fornecem dados para operações num programa, permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos para o computador para processamento.
Exemplos: Teclado, webcam, rato…
Dispositivos de entrada/saída: ou também chamados dispositivos híbridos, indica a entrada de dados por meio de um código ou programa, para outro programa ou hardware, bem como a saída obtendo dados como resultado de um programa, consequentemente resultado de alguma entrada.
Os dispositivos de entrada codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema do computador, os dispositivos de saída descodificam os dados em informação que possa ser entendida pelo utilizador.
Exemplos: monitor sensível ao toque, bluetooths …
Dispositivos de saída: São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.
Exemplos: Monitor, impressora, auscultadores...
Dispositivos de armazenamento: sao dispositivos de dados que são usados nos computadores para fornecer os dados são geralmente assumidos como uma memória secundária.A memória secúndaria é usada para fornecer os dados permanentemente no computador. Os dispositivos de armazenamento secundários sao unidades de disco rígido.